Trabalho autárquico<br>em Moura é positivo

O ba­lanço do pri­meiro ano de man­dato au­tár­quico e as pers­pec­tivas do tra­balho fu­turo es­ti­veram no centro da agenda do En­contro Con­ce­lhio de Moura da CDU. Meia cen­tena de eleitos e ou­tros ac­ti­vistas de todas as fre­gue­sias par­ti­ci­param da reu­nião, no sá­bado, que de­correu na Adega da Man­tana, na ci­dade de Moura.

Os in­ter­ve­ni­entes de­nun­ci­aram com fir­meza os con­ti­nu­ados ata­ques dos su­ces­sivos go­vernos ao Poder Local de­mo­crá­tico, que se tra­duzem quer no per­sis­tente desvio de verbas des­ti­nadas aos mu­ni­cí­pios e às fre­gue­sias quer nos cres­centes cons­tran­gi­mentos à au­to­nomia ad­mi­nis­tra­tiva e fi­nan­ceira das au­tar­quias.

O ba­lanço do pri­meiro ano do man­dato au­tár­quico no con­celho de Moura foi, apesar das di­fi­cul­dades, con­si­de­rado muito po­si­tivo pelos eleitos da CDU. In­ter­vi­eram no de­bate o pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, pre­si­dentes de juntas de fre­guesia e ou­tros eleitos e res­pon­sá­veis de fre­gue­sias e da As­sem­bleia Mu­ni­cipal.

Du­rante o en­contro su­bli­nhou-se a im­por­tância de manter a prá­tica dos per­ma­nentes con­tactos dos eleitos nos di­fe­rentes ór­gãos au­tár­quicos com os tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação, bem como a ne­ces­si­dade de re­forçar a di­vul­gação dos pro­jectos, das obras e das ac­ções da res­pon­sa­bi­li­dade da CDU, nas au­tar­quias em que está em mai­oria, bem como de me­lhorar o tra­balho quando em mi­noria.

Em re­lação a 2014, des­tacou-se as in­ter­ven­ções en­tre­tanto con­cluídas – como o edi­fício dos Quar­téis, em Moura, a es­cola de Santo Aleixo da Res­tau­ração e a ins­ta­lação na al­deia da sede da em­presa Her­dade da Con­tenda e de uma de­le­gação ca­ma­rária – e elencou-se os in­ves­ti­mentos em curso em Moura, Ama­re­leja, So­bral da Adiça e Es­trela.

Quanto a pers­pec­tivas para 2015, o En­contro Con­ce­lhio de Moura da CDU chamou a atenção para as cres­centes di­fi­cul­dades fi­nan­ceiras que o mu­ni­cípio e as fre­gue­sias vão en­frentar, ainda que haja a con­vicção de que, com tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência, será pos­sível ul­tra­passar as di­fi­cul­dades e con­ti­nuar a con­tri­buir para a me­lhoria das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e do povo.

O En­contro Con­ce­lhio de Moura da CDU ter­minou em fra­terno con­vívio à volta da mesa, onde não faltou queijo de ovelha, vi­nhos do con­celho e ou­tros pro­dutos re­gi­o­nais alen­te­janos de qua­li­dade.




Mais artigos de: Nacional

«A Urgência de Lutar por Abril»

Sob o lema «Pelos Di­reitos e a Dig­ni­dade das Mu­lheres – A Ur­gência de Lutar por Abril», teve lugar, sá­bado, 25, no Fórum Lisboa, o 9.º Con­gresso do Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM), re­a­li­zado num con­texto po­lí­tico, eco­nó­mico e so­cial mar­cado por pro­fundos re­tro­cessos, pela acen­tu­ação das de­si­gual­dades, da ex­plo­ração, da in­jus­tiça e ex­clusão so­ciais e de ou­tras vi­o­lên­cias, em que as mu­lheres são par­ti­cu­lar­mente atin­gidas.

Câmara recupera credibilidade

O executivo da Câmara de Loures assinalou o primeiro ano de mandato com uma conferência de imprensa, na qual foram apresentadas as principais medidas tomadas nos últimos 12 meses. «Ao fim de um ano de mandato, podemos dizer que há um ganho, que não se...

Gestão incompetente

Fa­zendo o «ba­lanço de um ano de man­dato da ac­tual mai­oria PS», a CDU de Torres Novas alertou para as «con­sequên­cias de­sas­trosas» que a mesma trouxe, «num ca­minho ab­so­lu­ta­mente er­rado».

Grande dia de luta

No dia 23 de Outubro os estudantes do Ensino Básico e Secundário realizaram, um pouco por todo o País, um grande dia de luta, nas escolas e nas ruas. Estes protestos – que ocorreram em forma de manifestações ou de apitões à porta das...

Oposição eficaz

Em Matosinhos, José Pedro Rodrigues, vereador da CDU com o pelouro da Mobilidade e Transportes, considerou que um ano de mandato comprova «o melhor de dois mundos», de fazer oposição e resolver os problemas dos cidadãos no executivo. «É uma obrigação...

Fora de embrulhadas no Porto

Um ano passado desde a tomada de posse das assembleias e juntas de freguesia da cidade do Porto, resultantes das eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013, a CDU fez um balanço da actividade destes importantes órgãos de base do Poder Local democrático. Em...

CDU marca a diferença<br>em Valongo

Nas últimas eleições autárquicas, a CDU obteve uma importante vitória eleitoral em Valongo, sendo a força política que mais subiu, tendo aumentado em 80 por cento a sua percentagem para a Câmara Municipal [elegendo um vereador], e 63 por cento para a Assembleia...